O palhaço dentro de uma dinâmica psicológica.
- Dra. Chica Tonta

- 10 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
No percorrer da minha participação no grupo, visitei uma amiga de minha avó Edna e de minha tia Eliana, ela era costureira da nossa família. A Neide estava acompanhando seu marido que havia quebrado o fêmur e não estava bem. À visitei várias vezes, até que em uma das visitas, quando saímos do quarto que ela estava, seu marido veio a falecer.
Um tempo depois do ocorrido, eu e minha tia, fomos até a casa dela, para ela fazer um figurino para a Chica Tonta, mas ela havia gostado tanto do trabalho que não quis cobrar a roupa. A Neide fez o cestinho de pão e a saia personalizada com o tecido que eu havia falado. Agora sim a Chica estava completa.

Durante este período em que participei deste grupo, estava fazendo uma especialização em Clínica Analítica, e comecei a conhecer a teoria de Carl Gustav Jung, foi onde fui começando a observar o palhaço dentro de uma dinâmica psicológica. Foi quando decidi em minha monografia de conclusão de curso estudar o arquétipo do palhaço e os benefícios da alegria com pacientes hospitalizados. Nesta monografia minha orientadora Fabia Rímoli sugeriu que eu lesse sobre o arquétipo do trickster, que trazia características do palhaço. Li muito sobre outros palhaços, conheci mais a fundo o trabalho dos Doutores da Alegria através dos livros de Morgana Masseti, psicóloga do grupo, li também o livro terapia do amor do Patch Adams e dai fui vendo o palhaço de uma forma diferente, vi o quanto ele era importante e poderia favorecer já que ele agia de forma como nós no dia a dia, buscávamos não agir, ele encarava o ridículo, vivia o ridículo com intensidade, ser ridículo para ele é natural, e as pessoas se sentiam atraídas ou repudiadas ao entrar em contato com essa imagem, isso me aguçava e me causava curiosidade.
Minha monografia fez um paralelo do arquétipo do palhaço com um arquétipo relacionado a cada etapa da vida, e finalizava com os benefícios da alegria no processo de hospitalização.
Mesmo após entregar minha monografia continuei a participar do grupo, porém estava preparando meu casamento e me mudaria para São Paulo, foi então quando eu interrompi minha participação no grupo e fiz apenas uma aparição como Dra. Chica Tonta, no dia 12/10/2016, em uma obra social, no qual eu trabalhava como psicóloga com as crianças da comunidade, neste dia, fiz uma visita para alegrar o dia das crianças.



Comentários